Mamães e Papais, vocês já ficaram aflitos quando seu filho não passou bem depois de ingerir leite?
Alguns casos, a criança pode está com sintomas sugestivos de intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite de vaca.
No entanto, embora ambos compartilhem alguns sintomas semelhantes, são condições diferentes e podem até variar de acordo com a gravidade da reação. O melhor de tudo: existem tratamentos para ambos.
A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo caracterizado pela incapacidade total ou parcial do corpo de digerir a lactose e seus derivados, como iogurte, queijo e outros laticínios.
Isso acontece porque o intestino delgado deixa de produzir ou produz quantidades insuficientes da enzima lactase, responsável por quebrar a molécula de lactose e convertê-la em glicose e galactose.
Geralmente, a intolerância à lactose acontece em crianças maiores. Muitas vezes, podem ser secundária há algum quadro de virose.
A alergia à proteína do leite de vaca é muito mais comum em bebês. Geralmente, acontece nos primeiros anos de vida. Na verdade, este tipo de alergia é uma reação do sistema imunológico a proteína do leite de vaca.
As reações podem ser muito variáveis desde diarreia com presença de raios de sangue, muco, vômitos, cólicas intensas, assaduras, atraso no ganho de peso, dermatite até reações imediatas: urticárias, angiodemas e um quadro mais grave, choque anafilático.
Daí vem a dúvida, quando meu filho vai ficar curado? O processo de cura pode acontecer na faixa etária de 3 a 5 anos de idade.
Para diagnosticar ambas as condições, é preciso consultar um médico que irá traçar o tratamento de acordo com história clínica, registrar os principais sintomas e realizar exames e testes específicos quando necessários.
Gostaria de mais informações sobre APLV e intolerância à lactose?
Curta se você quer mais conteúdos como esse no meu perfil.
Marca um amigo que também precisa saber disso
Salva esse post para não perder essa dica valiosa
Dra. Aleksandra Piancó | CRM/CE 9521| RQE N° 7098
Gastropediatra em Fortaleza, Ceará