O seu filho está lidando com os sintomas mencionados acima?
A Virose da mosca, ou gastroenterite viral, é uma doença gastrointestinal que inflama o intestino ou estômago que pode causar diarreia, vômitos, febre, moleza no corpo, quebradeira.
A principal causa é o excesso de moscas no ambiente e a falta de cuidado com a higiene e os principais agentes causadores são vírus, bactérias, protozoários, vermes, pois a mosca adora lixo, esgotos, alimentos e fezes e quando ela encontra ambiente propício como uma fruta ou comida exposta o alimento é contaminado.
O Diagnóstico é feito através de avaliação clínica.
O tratamento vai variar de caso a caso, dependendo da gravidade dos sintomas. Para casos leves, basta uma alimentação e hidratação adequada, além de dois a três dias de repouso.
Em casos mais graves, que geralmente ocorrem nas crianças pequenas e idosos, às vezes, será necessário atendimento no hospital para hidratação na veia, inibição de vômitos e, se for uma infecção mais severa, o uso de antibióticos.
É possível prevenir a Virose da mosca por ter uma boa higiene, certificar-se de que os alimentos estejam bem cozidos e água seja segura, manter a casa limpa, e vacinar-se contra rotavírus.
Lembrete: A consulta médica é essencial para um diagnóstico preciso e orientação sobre o tratamento adequado.
Ao reconhecer sinais precoces e adotar medidas preventivas, podemos proporcionar o melhor cuidado para nossos pequenos.
Dra. Aleksandra Piancó
Gastropediatra
CRM-CE 9521 | RQE 7098
Hospital São Matheus - Av. Santos Dumont, 5753 - 18° Andar, Papicu (85) 99682-1202 Fortaleza - CE