Qual a relação da disbiose com o autismo?
AGENDAR CONSULTA

Qual a relação da disbiose com o autismo?

24/04/2023 às 20:46:34

Crianças com transtorno do espectro autista (TEA) comumente apresentam sintomas gastrointestinais como dor abdominal, gases, diarreia e constipação.

 A microbiota intestinal é composta por aproximadamente 1.000 espécies diferentes de bactérias que dentre as muitas funções atua no controle da proliferação das bactérias patogênicas. Chamamos de disbiose intestinal o desequilíbrio da microbiota.

 Estudos demonstram haver alteração na composição da microbiota de crianças com autismo, com quase o dobro de espécies bacterianas diferentes em relação a crianças sem o TEA.

Por isso, usar estratégias para modular a microbiota intestinal é importante para melhorar os sintomas gastrointestinais e comportamentais em crianças com autismo.

 Estudos mostraram que existe uma boa relação entre intervenção na dieta e melhoria comportamental (incluindo comunicação, uso da linguagem, atenção e mecanismos centralizados). Ou seja, a adesão dietética pode ser benéfica, mesmo que em níveis diferentes para cada criança, podendo apresentar uma melhora na qualidade de vida de forma geral.

Precisa de mais ajuda ou orientação? 

 Marca um amigo que também precisa saber disso.

 Salva esse post para não perder essa dica valiosa.

 

 Dra. Aleksandra Piancó | CRM/CE 9521| RQE N° 7098
  Gastropediatra em Fortaleza, Ceará