A síndrome do intestino irritável (SII), é um distúrbio do trato digestivo que provoca nas crianças ou adolescentes sintomas como cólicas frequentes, sensação de barriga inchada, excesso de gases, prisão de ventre, aumento ou diminuição no número de evacuações, com mudança na aparência das fezes.
Eles geralmente são agravados por situações estressantes ou pelo consumo de certos alimentos (como café, chocolate, refrigerantes, leite, alimentos processados, alimentos com alto teor de gordura) ou ingestão rápida de grande volume de alimentos. A (SII) deve ser suspeitada em crianças e adolescentes com distúrbios de estresse, trauma psicológico ou sintomas que persistem sem motivo aparente.
Crianças e adolescentes com sintomas de síndrome do intestino irritável por mais de 3 meses devem ser acompanhados e diagnosticados por um gastropediatra, que realizará um tratamento adequado.
O objetivo do tratamento da SII é aliviar os sintomas, pois eles interferem nas atividades diárias da criança ou adolescente. Existem várias maneiras de reduzir ou mesmo eliminar os sintomas, incluindo mudanças na dieta, estratégias comportamentais, medicamentos, bons hábitos de sono e atividade física. Estaremos orientado o melhor tratamento com base na avaliação clínica da criança ou adolescente.
Curta se você quer mais conteúdos como esse no meu perfil.
Marca um amigo que também precisa saber disso
Salva esse post para não perder essa dica valiosa.
Dra. Aleksandra Piancó | CRM/CE 9521| RQE N° 7098
Gastropediatra em Fortaleza, Ceará
Hospital São Matheus - Av. Santos Dumont, 5753 - 18° Andar, Papicu (85) 99682-1202 Fortaleza - CE