Nesse dia buscamos aumentar a conscientização sobre a doença celíaca, sua gravidade e a necessidade de toda a sociedade tratá-la com seriedade. Uma doença que afeta mais de 2 milhões de brasileiros (cerca de 1% da população).
Doença celíaca é uma doença que não tem cura e autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos e alguns doces; provoca dificuldade ao organismo para absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.
A doença é desenvolvida na infância entre 6 meses a 5 anos de idade. Os sintomas mais comuns da doença são diarreia crônica, inchaço e/ou dor na barriga, gases em excesso, perda de peso involuntária, que podem indicar a presença da doença.
A retirada definitiva do glúten da alimentação dos celíacos é o tratamento capaz de reverter a maioria dessas manifestações clínicas. Assim, o diagnóstico da doença celíaca realizado precocemente, ainda na infância melhora a qualidade de vida e previne complicações nos celíacos.
Lembrando que o celíaco só pode ingerir alimentos feitos em cozinhas descontaminadas. E é obrigatório por lei federal que todos os alimentos industrializados informem em seus rótulos a presença ou não de glúten para resguardar o direito à saúde dos portadores de doença celíaca.
Curta se você quer mais conteúdos como esse no meu perfil.
Marca um amigo que também precisa saber disso
Salva esse post para não perder essa dica valiosa.
Dra. Aleksandra Piancó | CRM/CE 9521| RQE N° 7098
Gastropediatra em Fortaleza, Ceará
Hospital São Matheus - Av. Santos Dumont, 5753 - 18° Andar, Papicu (85) 99682-1202 Fortaleza - CE